Segundo dia da JIC conta com trabalhos sobre artes

A XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani da UFRJ contou com apresentações de trabalhos na área de artes, no último dia 5. Alunos da universidade debateram a imagem do “Bumba-meu-boi” no Maranhão, temas da literatura e a arte na educação, mostrando a importância de cada um na sociedade.

O trabalho “Bois de Brincar: Os Folguedos do Boi na Capital e no Interior do Maranhão” foi apresentado por Priscila da Costa, aluna do curso de Ciências Sociais da UFRJ.  A estudante analisou a imagem do “bumba-meu-boi” no estado do Maranhão, comparando como ele é retratado no interior e na capital São Luís. Ela mostra as formas distintas de como cada região aplica a máscara do boi, os trajes e os instrumentos musicais nas brincadeiras típicas. “Os bois são uma forma de brincar nas festas juninas. As pessoas se organizam e confeccionam as fantasias. Na brincadeira, os bois são ofertados para agradar São João como pagamento de promessa ou agradecimento”, explicou a aluna. Priscila também falou sobre a importância da imagem do boi pelo fato de ser uma figura presente na cultura maranhense.

Verônica Gurgel, aluna do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, apresentou “Produção de Subjetividade, Literatura e Cegueira”. A estudante analisou como a Literatura retrata a cegueira. Ela teve como base o livro “Peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho”, de José Bernardo da Silva, “A menina sem estrela”, de Nelson Rodrigues, e o conto “Amor, de Clarice Lispector. Verônica comparou os personagens cegos em cada história e falou da importância da literatura ao abordar a questão da cegueira. “Ela faz parte da produção de subjetividade, e da transformação social. Ela pode chocar o leitor e criar sensações”, explicou a aluna.

“As Relações entre Ética e Estética na Educação” foi apresentado por Bety Corrêa, aluna recém-graduada pela Faculdade de Educação da UFRJ. Ela discutiu o papel da arte na educação e sua importância na formação humana. “É papel da escola viabilizar o acesso dos alunos às experiências estéticas”, disse Bety, que também enfatizou a necessidade de não restringir essas experiências estéticas às aulas de artes. “A escola deve propor atividades práticas e não se limitar à aulas teóricas”, disse.

Jornada

A Jornada de Iniciação Científica é um evento científico anual da UFRJ, dirigido aos alunos de graduação da universidade e obrigatório para os bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC.