">O “Festival Violão, 30 anos na UFRJ” acontece entre 4 e 9 de outubro, para celebrar as três décadas do curso de violão na Escola de Música, um dos primeiros entre as instituições de ensino superior.

Festival Violão, 30 anos na UFRJ

O “Festival Violão, 30 anos na UFRJ” acontece entre 4 e 9 de outubro, para celebrar as três décadas do curso de violão na Escola de Música, um dos primeiros entre as instituições de ensino superior. A iniciativa do curso foi de Ricardo Tacuchian e Turíbio Santos, primeiro professor do bacharelado após sua implementação.

O evento tem o objetivo de promover o contato de estudantes com alguns dos maiores expoentes do violão mundial e nacional, através de concertos, aulas, palestras, mesas redondas e lançamentos de livros e CD’s, a fim de criar intercâmbio de aprendizados e experiências em prol da formação profissional dos estudantes.

A entrada é franca e a programação pode ser conferida no site da Escola de Música.

O evento será realizado no Setor Artístico da Escola de Música, localizada na Rua do Passeio, 98 – Centro.

Na quarta-feira, 6 de outubro, o grupo Violões da UFRJ lança durante o evento seu primeiro CD. O álbum, especializado em música brasileira contemporânea, traz no repertório canções escritas ou arranjadas especialmente para o grupo, mostrando assim a imensa variedade do país.

O grupo, formado em 2003, é composto por oito instrumentistas da graduação e pós-graduação da EM e coordenado por Bartholomeu Wiese, violinista e professor da UFRJ.
A apresentação acontece no Salão Leopoldo Miguez, às 20 horas.