John Rajchman e o debate sobre a contemporaneidade

No dia 4 de outubro, uma parceria do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ com o Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ promove, no Salão Moniz de Aragão, às 19h, a palestra "O que é o Contemporâneo – Um Novo Debate?".

Realizada pelo professor da Universidade de Colúmbia John Rajchman, a discussão tem por objetivo fazer uma análise filosófica da arte, no momento em que a pós-modernidade se apresenta como nova configuração do real. O pesquisador analisa o retorno da questão do contemporâneo no contexto de Arte Global.

Filósofo e professor no Departamento de História da Arte da Universidade de Columbia, Rajchman dedica-se ao estudo da filosofia francesa, teoria crítica, arte e arquitetura. Suas obras de destaque são Foucault: A Liberdade da Filosofia (Jorge Zahar, 1986), Eros e Verdade, Foucault, Lacan e a Questão da Ética (Jorge Zahar, 1994), Construções (Relógio d´Água, 2002), As Ligações de Deleuze (Temas e Debates, 2002).