A UFRJ realizou na última segunda (27/09), a "II Mostra de Extensão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC)". Os bolsistas do FCC-UFRJ apresentaram cinco trabalhos sobre projetos de Extensão: "Cultura e Saúde", "Cultura Popular", "Música no Fórum" e "Fórum na Tela". A mostra teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos por bolsistas. A banca de avaliação foi composta por Rafael Barcelos, jornalista do FCC-UFRJ, Lila Montezuma, produtora gráfica também do FCC-UFRJ, e Eduardo Pereira, funcionário do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.
O trabalho "Interface entre Cultura e Saúde Mental", sobre o projeto "Cultura e Saúde", realizado por Lidiana Nunes, aluna da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, produz uma análise da visão sobre as pessoas que possuem doenças mentais, levando em conta os aspectos culturais e religiosos. O estudo teve como objetivo mostrar que saúde e doença têm uma relação direta com os aspectos sociais, econômicos, além dos hábitos e valores culturais. A pesquisa mostra ainda que a doença não deve ser vista como uma disfunção biológica natural do ser humano. “Com o tempo vamos conseguir ‘desestigmatizar’ essa imagem da loucura que está atrelada aos doentes”, afirmou Lidiana.
"Catálogo Pesquisadores e Artistas em Cultura Popular na Universidade", trabalho sobre o projeto "Cultura Popular", foi apresentado por Natalia Azevedo, estudante da Faculdade de Letras (FL), e Heykr Pimenta, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs). Os estudantes traçaram um mapeamento dos projetos de Pesquisa e Extensão da UFRJ, relacionados ao tema Cultura Popular, a partir da Base de Informação Espaço SIigma. “Além de procurar pesquisas relacionadas ao tema, o objetivo do trabalho foi também apontar erros na ferramenta de busca do sistema e apresentar melhoras para o site”, explicou Pimenta.
Também sobre o projeto "Cultura Popular", o "I Encontro da Cultura Popular com as Artes Cênicas" foi apresentado por Caio Riscado, aluno do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. A pesquisa discutiu as dificuldades e facilidades encontradas pelo aluno bolsista no processo de produção do "I Encontro da Cultura Popular com as Artes Cênicas", evento que debateu a confluência do popular nas artes cênicas. O estudo também faz uma reflexão sobre o papel do FCC-UFRJ no espaço urbano da sociedade e sobre seu papel como um local divulgador de cultura. “Não sabemos se estamos fazendo parte de um projeto que é só para a faculdade ou se é para algo muito maior”, analisou.
A série "Música no Fórum" e o intercâmbio entre Universidade e Sociedade, estudo desenvolvido por Mariana Lyrio, aluna do Departamento de História, e Rafaela Ramacciotti, da Faculdade de Letras, faz uma análise sobre o projeto Música no Fórum, que promove gratuitamente debates, oficinas de música, além de concertos de grupos e artistas. “Os estudantes gostam do projeto por dar oportunidades a jovens musicistas”, explicou Mariana Lyrio. As bolsistas ressaltaram a importância da universidade em propor um espaço para todos os tipos de música.
O "Projeto Memória", trabalho sobre o projeto "Fórum na Tela", foi feito pelas estudantes Taís Carvalho e Isadora Boschiroli, ambas da ECO-UFRJ; Amanda Braz, aluna do curso de Biblioteconomia, e Tomaz Nogueira, do Ifcs-UFRJ. Os bolsistas produziram um vídeo com profissionais do FCC-UFRJ entrevistados sobre a documentação do material de eventos realizados no local nos últimos anos. “O Fórum é o centro de eventos na universidade e isso lhe dá um papel muito importante”, disse Isadora Boschiroli.