A forma e a linguagem do novo cinema cearense em debate

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realizou, de 20 a 24 de setembro, a mostra "Panorama do Cinema Cearense Contemporâneo". O diretor Bruno Safadi, que atuou como mediador do evento, e outros cineastas da nova geração debateram 17 curtas e longas-metragens exibidos nos cinco dias da mostra. Os presentes abordaram a ruptura da tradição  temática e formal da representação fílmica do nordeste brasileiro nas telas, em relação, principalmente, ao Cinema Novo.

No dia 22, estiveram presentes membros, colaboradores ou simpatizantes da produtora independente Alumbramento, formada em sua maioria por ex-alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, oferecido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Universidade Federal do Ceará. O grupo era responsável pela assinatura direta de quatro obras, além de colaborações realizadas.

Os elementos constitutivos do cinema foram rediscutidos também no dia 23. O diretor Alexandre Veras deu continuidade ao debate sobre a relação entre a música e luz, e as diversas formas de apreensão do movimento permitidas pelo cinema, iniciadas no primeiro dia do evento.

Veras exibiu seu documentário Vilas Volantes – o verbo contra o vento (2005), muito aplaudido pelo público presente, e o vídeo-dança O Regresso de Ulisses. Este último, realizado em 2008, promoveu uma longa reflexão sobre a importância e os efeitos permitidos pela exploração intensa de movimentos de câmera.

O autor, que, segundo o próprio, sempre se incomodou com “as cenas propriamente ‘musicais’ dos musicais”, atua no sentido de “superar a ‘chatice’ que a dança assume na produção audiovisual”, visa a oferecer uma nova linguagem ao movimento em seus filmes, “coreografar ou ‘descoreografar’ tanto personagens, como câmeras e até mesmo o cenário”.