Cultura popular em debate

Na última sexta-feira (17/09), o Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ foi palco do "I Encontro da Cultura Popular com as artes cênicas". O evento, iniciativa do curso de Direção Teatral da UFRJ, teve por objetivo apontar e discutir as aproximações entre o Teatro e manifestações populares que carregam em si elementos tipicamente cênicos.

O encontro, durante a parte da tarde, teve por objetivo a análise de casos, especificamente, a “Festa do Boi”, no Maranhão, e o “Cavalo Marinho”, em Pernambuco. Adriana Schneider, mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e mediadora da mesa, discutiu o conceito de cultura popular. “Será que, de fato, alguma cultura não o é e o por quê da polarização entre o que é dito popular e as manifestações mais acadêmicas da arte?”, questionou.

Juliana Manhães, integrante do Núcleo de Folguedos Brasileiros As três Marias, apresentou um vídeo sobre a "Festa do Boi", no Maranhão, em que, além de registrar o evento, mostra toda a mobilização popular e o apego à tradição por parte da população local. Já André Bueno, estudioso das toadas, músico e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), conduziu um coral improvisado em toadas tradicionais do Boi, que encerrou o evento.