Encontro debate aproximação entre arte e cultura popular

O Encontro da Cultura Popular com as Artes Cênicas, que aconteceu na última sexta-feira (17/09), no Salão Dourado, debateu a confluência do popular nas artes cênicas. Estiveram presentes na  primeira mesa do evento Beatriz Resende, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Maria Laura Cavalcanti, professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, Zeca Ligiéro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Carmem Gadelha, coordenadora do curso de Direção Teatral da UFRJ.

O evento teve como objetivo levantar materiais e estabelecer pontes entre estudos da cultura popular e artes cênicas, além de abrir a universidade para a entrada de outras produções, não apenas as cunho acadêmico. “Pretendemos derrubar as barreiras que geram o isolamento entre a UFRJ e toda a sociedade”, afirmou Beatriz Resende.

Maria Laura falou sobre os rituais, estabelecendo ligações com as artes dramáticas. “O rituais enfatizam a natureza simbólica, a multiplicidade de sentidos, a natureza temporal (começo, meio e fim), a linguagem expressiva, a natureza dramática, ou seja, os dois caminham lado a lado”, enfatizou a antropóloga, antes de estabelecer uma ligação entre o ritual do carnaval e o teatro. “O samba de enredo aborda apenas aspectos de um enredo, a sequencialidade do enredo, para quem assiste, se transforma. O mesmo samba se repete e dá diferentes explicações para cada momento do desfile, abrindo para muitos significados imprevistos”, analisou.

Ligiéro encerrou a primeira mesa mostrando vídeos de trabalhos realizados por ele sobre estudos de performance, drama, entretenimento. O docente comentou rituais de umbanda, especialmente o “Zé pilintra”, apresentando o desempenho de um espetáculo organizado por ele: “o altar interativo”, em que uma atriz encarna a cerimônia de aparição do personagem folclórico e espiritual das mitologias afro-brasileiras.