“Música no Fórum” apresenta obras de compositores brasileiros

A série Música no Fórum, promovida pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, traz ao Salão Dourado, na próxima segunda (20/09), a Camerata de Violões do Rio de Janeiro. Na ocasião, em que se apresentam ainda o concertista Bartholomeu Wiese e a pianista Nadge Breide, serão executadas obras de compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Luiz Otávio Braga e Ricardo Tacuchian. A apresentação tem início às 19 horas e a entrada é franca.

Professor de violão da Escola de Música (EM) da UFRJ, Bartholomeu Wiese, também participa do Galo Preto, um dos mais antigos grupos de choro do Brasil. Wiese já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de ter tocado nas principais salas do país, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cecília Meireles. Atualmente, coordena a Camerata de Violões do Rio de Janeiro, grupo formado em 2003, a partir da sua iniciativa.

Anteriormente denominado Violões da UFRJ, a Camerata de Violões do Rio de Janeiro iniciou suas apresentações no programa Sala de Concerto da Rádio MEC. Após instantâneo sucesso, os músicos deram continuidade ao projeto. Em 2006, fizeram mais de trinta apresentações, dentre as quais destacam-se o 69º Encontro AV-Rio/SESC RIO, o 44º Festival Villa-Lobos e o XXIII Panorama da Música Brasileira Atual. Em 2010, gravaram, em parceria com a UFRJ, o primeiro CD, que tem lançamento previsto para outubro.

Nadge Breide é pianista graduada pelo Instituto de Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A musicista já foi premiada em diversos concursos, destacando-se o Festival Bartók, na Hungria. Na apresentação desta segunda, Nadge faz uma participação especial, na qual tocará composições de Radamés Gnatalli.

Música no Fórum

A série organizada pelo FCC-UFRJ é um projeto cultural que promove gratuitamente debates e oficinas de música erudita, popular e experimental, além de concertos de diversos grupos e artistas. As apresentações acontecem de abril a novembro, sempre às segundas-feiras, às 19h.