">Quais são as características da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)? Como se configura o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em favelas do Rio de Janeiro? Quais as vestimentas cariocas do Programa Minha Casa, Minha Vida? Que múltiplos significados estão contidos nas intervenções programadas para a cidade, que vão desde o Projeto Porto Maravilha às instalações relacionadas às Olimpíadas de 2016 e à Copa do Mundo de 2014? Que implicações socioespaciais relacionam-se à implantação do corredor viário Arco Metropolitano e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) em Itaboraí? Essas perguntas serão respondidas entre os dias 20 e 24 de setembro, na XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippur/UFRJ) que abordará o tema "Rio de Janeiro: um território em disputa".

Ippur aborda as mudanças em curso no Rio de Janeiro

Quais são as características da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)? Como se configura o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em favelas do Rio de Janeiro? Quais as vestimentas cariocas do Programa Minha Casa, Minha Vida? Que múltiplos significados estão contidos nas intervenções programadas para a cidade, que vão desde o Projeto Porto Maravilha às instalações relacionadas às Olimpíadas de 2016 e à Copa do Mundo de 2014? Que implicações socioespaciais relacionam-se à implantação do corredor viário Arco Metropolitano e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) em Itaboraí? Essas perguntas serão respondidas entre os dias 20 e 24 de setembro, na XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippur/UFRJ) que abordará o tema "Rio de Janeiro: um território em disputa". A Semana visa a divulgação e debate dos resultados parciais ou conclusivos das pesquisas em curso no instituto.

A abertura do evento, no dia 20, segunda-feira, ocorrerá às 13h30 no auditório do Ippur, no quinto andar do prédio da Reitoria. A partir de terça-feira o auditório será preenchido por mesas de discussão em quatro horários diferentes: das 9h às 11h, das 11h às 13h, das 13h30 às 15h e das 15h às 17h. Cada mesa terá um título e discutirá um aspecto do tema maior. A programação, em detalhes, está no site do Ippur: