Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ alcança conceito 6 na Capes

Em avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRJ foi o único da área em todo o Brasil a alcançar nota 6. A Capes atribui notas na escala de um a sete, que fundamentam a deliberação do Ministério da Educação (MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio seguinte. “Trata-se de um reconhecimento das ações empreendidas, nos últimos anos, para a reestruturação e o aperfeiçoamento do nosso PPGCOM”, afirma João Freire Filho, coordenador do PPGCOM-UFRJ.

O sistema de avaliação da Capes serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os cursos de Mestrado e Doutorado nacionais. De acordo com o site da Capes, os resultados servem de base para a formulação de políticas para a área de Pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento, bolsas de estudo, auxílios, apoios. A avaliação favorece a possibilidade de investimentos em infraestrutura e intercâmbios acadêmicos o que também aumenta “a responsabilidade para saber aproveitar a nova conjuntura”, avalia o coordenador.

Renzo Taddei, professor da graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ lembra que nenhum curso de comunicação no Brasil havia obtido a nota seis anteriormente. “Certamente essa notícia afetará positivamente os ânimos nos corredores da ECO-UFRJ”, destaca.