IFCS debate o envelhecimento

Nos dias 20 e 21 de setembro, será realizado, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciência Sociais (Ifcs) da UFRJ, o Seminário Internacional Corpo Envelhecimento e Felicidade. O evento visa dar visibilidade à produção acadêmica multidisciplinar sobre o tema e convidar à reflexão sobre os aspectos relacionados ao processo de envelhecimento. Serão abordados assuntos como as diferenças de gênero, as relações entre gerações, as mudanças no comportamento, as demandas do cotidiano, sexualidade e os estilos de vida dos brasileiros que envelhecem.

Na programação, estão previstas as realizações de três conferências e quatro mesas compostas por pesquisadores, que fazem parte de instituições como UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), entre outras. O evento ainda contará com a participação dos convidados internacionais Vincent Caradec, professor de Sociologia na Universidade de Lille 3 em Paris, na França, e Thomas Leithäuser, professor catedrático da Universidade de Bremen, na Alemanha.

O Ifcs-UFRJ fica no Largo de São Francisco de Paula, número 1, Centro. O seminário é gratuito e oferece certificado para aqueles que tiverem 75% de freqüência.