Foucault em debate no Ifcs-UFRJ

Acontece nos dias 20 e 21 de setembro o “I Encontro Foucaultiano de Pós-Graduação”, organizado pelo Laboratório de Filosofia Contemporânea da UFRJ. O evento, coordenado pelo doutor em Comunicação Guilherme Castelo Branco, visa a reunir pesquisas sobre o pensador francês Michel Foucault. Estão previstas as presenças de Cesar Candiotto e Luiz Celso Pinho, doutores em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-RJ) e UFRJ, respectivamente.

O encontro acontece das 10h às 18h, na sala Celso Lemos, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ). A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas na página virtual do Ifcs-UFRJ.

Programação:

Segunda feira (20/09/2010)

10h às 11h30min – Mesa: Acontecimento
– Julia Naidin: Modernidade e Problematização.
– Wandeílson Silva de Miranda: O princípio do Acontecimento na Filosofia de Michel Foucault.
– Marco Antônio Gambôa: Michel Foucault: para pensar de novo.

13h às 14h30min – Mesa: Aufklärung
– Fernando Padrão: Falar em nome próprio: Foucault leitor de Kant.
– Rodrigo Pennesi: Crítica e Heterotopia na ontologia do presente em Michel Foucault.
– José Eduardo P. Filho: O personagem Boulainvilliers.

16h às 18h – Mesa de Abertura Oficial do Evento
– André Duarte: Foucault e Heidegger: pensar o caráter "epocal" da modernidade e do humanismo.
– Cesar Candiotto: Cuidado da vida e coragem de verdade em Foucault.
– Vera Portocarrero: Ética: conhecimento versus história.

Terça feira (21/09/2010)
10h às 11h30min – Mesa: Biopoder
– Teresa Espíndola: Biopoder e Racismo Político: um estudo sob um olhar foucaultiano.
– Rommel Luz: Biopolítica e boa vida: as políticas públicas de prevenção e controle do HIV/AIDS.
– Domingos Mendes Jr.: A função pedagogica da Normalização.

13h às 14h30min – Mesa: Práticas de Si
– Fabiane Marques: A questão do sujeito no percurso filosófico de Michel Foucault.
– Giovana C. Temple: As contra-condutas na razão de Estado.
– Alfredo Emmerick: Desindividualização como poder da vida em Foucault.
15h às 17h – Mesa de Encerramento
– Luiz Celso Pinho: O nascimento da Noção de Biopoder: aspectos conceituais, metodológicos e programáticos.
– Rafael Haddock-Lobo: Foucault e Derrida: o sujeito como fábula e o rosto de areia.
– Guilherme Castelo Branco: Seguridade Social e Biopolítica.