Edutainment: Educação, Diversão e Diálogo

Nos dias 2 e 3 de setembro, foi realizado, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, o "VI Congresso de Engenharia do Entretenimento". Evento único do gênero na América Latina, o "Edutainment: Educação, diversão e diálogo" recebeu palestrantes e contou com a apresentação de artigos selecionados. Organizado pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, o congresso teve ainda com a participação de empresas, além da realização de palestras e oficinas.

A primeira mesa recebeu Luis Fernando Oliveira, palestrante do Desafio Sebrae, que explicou o funcionamento do projeto, que visa ao desenvolvimento do caráter empreendedor nos jovens. “O Desafio Sebrae é um dos projetos que auxiliam na formação dos universitários de forma prática e que, a cada ano, traz um novo tema, sempre seguindo uma série de conceitos”, disse.

Luis Fernando detalhou partes como o trabalho em equipe e a vivência empresarial dos alunos. Somente este ano, foram 160 mil inscrições. Em dez anos de existência, o projeto contou com a participação de 750 mil estudantes e pesquisadores. “O projeto está se expandindo para outros países da América do Sul inclusive”, afirmou.