Primeiro Laboratório público de Polissonografia do Rio é inaugurado na UFRJ

Na última terça-feira (31/08), foi inaugurado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) o LabSONO, primeiro laboratório de polissonografia em rede pública no estado do Rio de Janeiro.

O laboratório, criado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Saúde (Finep), é resultado de projeto do Serviço de Clínica Médica do HUCFF, junto ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT-HUCFF), que há dois anos tenta oferecer aos mais de 400 integrantes do Programa de Hipertensão do hospital o diagnóstico preciso de uma possível apneia do sono.

O projeto é coordenado por Elizabeth Muxfeldt, médica do Serviço de Clínica Médica do HUCFF, e Gleison Guimarães, médico do Serviço de Pneumologia e Medicina do Sono e responsável pelo laboratório.

A polissonografia facilita o diagnóstico de apneia do sono, doença que provoca contínuas paradas respiratórias durante o sono e que pode agravar ou causar problemas de hipertensão. “A apneia causa estresse decorrente da menor oxigenação do cérebro, da pressão negativa e dos micro-despertares  durante o sono, o que pode causar ou potencializar casos de hipertensão”, explica o médico.

Com a confirmação do diagnóstico e da gravidade da doença, os médicos do programa podem realizar tratamento adequado para cada situação. Nos casos moderados e graves em adultos, o CPAP (aparelho com máscara que produz pressão positiva no paciente evitando parada respiratória) pode ser a melhor opção, porém há outras soluções, como a cirurgia, muito utilizada em casos de apneia em crianças.

Laboratório

O LabSONO é equipado com quatro quartos que contam com recursos de controle e medição desde o ronco aos movimentos das pernas. Além disso, todos os quartos são monitorados por câmera. “O paciente passa uma noite aqui sendo monitorado para verificar se há relação entre a hipertensão e a apneia, o resultado sai em torno de um mês após o exame”, esclarece Gleison.

A reunião de inauguração contou com a presença de médicos, funcionários e residentes do HU, além da visita do diretor do hospital, o médico José Marcus Eulálio. Para Gleison, a fundação deste laboratório é uma grande conquista ao hospital.

“A apneia é uma doença subdiagnosticada e subtratada principalmente pela dificuldade no acesso ao exame, ter num hospital público este benefício é um grande avanço e ser um dos criadores do projeto me deixa lisonjeado,” analisa Gleison.