Ética e novos valores no Encontro de Pesquisas

O Encontro de Pesquisas do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FE), realizado no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, prosseguiu na tarde dessa segunda-feira (30/08) com a mesa formada pelos professores Susana de Castro, Maria Judith Lins e Jorge Ricardo Gonçalves.

Susana de Castro apresentou seu projeto de extensão iniciado em 2008, “Educação ética e moral através do teatro”, que busca discutir problemas éticos a partir do estudo dos clássicos da tragédia grega e aumentar a participação das artes na educação. “Não há nada de novo nisso. A cultura da Grécia antiga já centralizava a arte”, afirmou.

De acordo com a docente, a importância inferior atribuída às artes na educação é fruto da preocupação em preparar os alunos para o mercado de trabalho. “Hoje, a educação é vocacional. Não prioriza a formação humanística”, declarou.

Maria Judith Lins trouxe o seu projeto “Ensino/Aprendizagem de Ética nos currículos de diferentes escolas”, iniciado em 2009. O objetivo é introduzir valores éticos na educação infantil. “Trabalhamos com fábulas, desenhos, competições esportivas e outros métodos para exaltar quatro virtudes: justiça, temperança, amizade e generosidade”, disse Lins.

A pesquisa começou com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental em algumas escolas do interior do Estado do Rio de Janeiro e tem previsão de cinco anos.

Jorge Ricardo Gonçalves falou sobre os novos paradigmas na educação. O docente ressaltou que a educação deve estar inserida na realidade atual. “Hoje substituímos uma visão maniqueísta, de bem e mal, por uma relativista. A ideia é que haja uma nova mudança na educação, para que seja adequada aos nossos tempos”, concluiu.