Conselho de Coordenação do CFCH debate ações afirmativas

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ se reuniu na última segunda-feira (30/8), na Sala de Reuniões do Conselho de Coordenação, para a sua 674ª Reunião Ordinária.O primeiro processo da reunião aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Nelson Pereira dos Santos, cineasta e fundador do curso de graduação em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF). O processo foi relatado por Mariléa Venâncio Porfírio, diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), em nome de Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. O decano do CFCH, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro destacou a importância de espaços pedagógicos fora da sala de aula, onde o Cinema, dentre outras artes, se enquadra.

Acesso à Universidade

No último dia 19, o Conselho Universitário (Consuni) decidiu destinar 20% das vagas oferecidas pela UFRJ, que totalizam 8 mil vagas por ano, para alunos de escolas públicas da rede estadual e municipal. As vagas para cotistas serão preenchidas de acordo com as notas aferidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A medida vale para o processo de seleção de 2011 e exclui colégios federais, universitários, militares e de aplicação. O Consuni decidiu ainda que 40% do total de vagas serão preenchidas pelo Enem, sem cotas de qualquer espécie, e os outros 40% por meio do vestibular tradicional, concurso de acesso, discursivo, próprio da UFRJ.

Os conselheiros debateram questões relativas às ações afirmativas e ao acesso à Universidade. O decano do CFCH destacou a importância do CFCH no debate e comentou a criação de fóruns e seminários paralelos na UFRJ para discutir a questão.

Mariléa Venâncio Porfírio questionou se as mudanças garantem, de fato, a implementação de ações afirmativas na Universidade. A diretora do Nepp-DH defendeu que as políticas de assistência estudantil devem ser ampliadas e observou ainda que “a estratégia política foi bem sucedida para a aprovação da proposta”, mas questionou sua sustentação.

A professora Lilia Guimarães Pougy, vice-decana do CFCH, analisou que a proposta de ação afirmativa esvaziou o debate político acadêmico. “Trata-se de uma inversão completa da forma como a política acadêmica deve ser institucionalizada”, disse.

A docente acredita que “o Conselho de Coordenação do CFCH deve ter uma posição clara e inequívoca, a fim de garantir uma resposta institucional com relação ao assunto”. Pougy acrescentou ainda que “tal medida fortalece a posição do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), onde também há grandes divergências”.

A próxima reunião do Conselho acontece no próximo dia 13, segunda-feira, às 14h30, na Sala de Reuniões do CFCH.

Concurso de acesso para 2011

A Pró-reitoria de Graduação (PR-1), divulgou, no último dia 27, as datas do concurso de acesso à graduação para 2011, já com as mudanças de modalidades de ingresso na graduação adotadas pela Universidade.

O Enem, cujas inscrições já foram encerradas, tem suas avaliações marcadas para os dias 6 e 7 de novembro. O Concurso de Acesso UFRJ 2011, por sua vez, disponibilizará inscrições gratuitas, de 20 a 26 de setembro, na página www.acessograduacao.ufrj.br.

As provas estão agendadas para os dias 15 e 21 de novembro. Nos dias 23 e 24 de outubro, acontece o Teste de Habilidade Específica (THE).

O edital com as orientações completas para o processo de inscrições será divulgado no dia 1º de setembro.