“Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de seu Entorno”

Na última sexta-feira (27/08), o Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia (IE) da UFRJ promoveu, na Casa da Ciência, o lançamento do livro Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de seu Entorno. A mesa de debate contou com a presença dos professores Mauro Osório da Silva, da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ, e André Urani, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets). A professora Renata Lèbre La Rovere, do IE-UFRJ, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), foi a mediadora da mesa.

O livro é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar da UFRJ, e consiste na investigação – em termos de investimentos, desafios e oportunidades – da Zona Oeste, região que concentra a maior área industrial do Rio de Janeiro. A equipe propõe um diagnóstico e plano de ações para o desenvolvimento da região.

André Urani considera o livro o resultado de um processo virtuoso, e vê a presença da universidade no estudo do território como extremamente proveitosa. O professor alerta para a Zona Oeste como “excluída do imaginário coletivo do Rio de Janeiro e carente de infraestrutura, segurança, saúde, educação”, e espera que “o trabalho gere mobilização das forças da sociedade”.

Já Osório expôs um panorama geral focado na Área de Planejamento 5, o foco industrial da Zona Oeste. O docente atentou para o fato de que “nesta área moram 30% da população, e tem apenas 7% do emprego do Rio de Janeiro. Nosso trabalho é aproveitar o crescimento econômico do Rio para trabalhar e melhorar a região da Zona Oeste, no que diz respeito à geração de empregos e infraestrutura”.

Segundo Urani, “o adensamento de complexos e cadeias produtivas, capazes de gerar valores e oportunidades para a economia industrial da região, aparece como parte importante do desenvolvimento”. Tais cadeias consistem na articulação entre os diferentes setores industriais, e para que se dê sua ampliação é necessário vencer o obstáculo da ausência de políticas destinadas a atrair as pequenas empresas para a região.

A questão polêmica da governança esteve muito presente ao longo do debate, onde as lideranças do governo, da sociedade civil e empresarial, presentes no evento, tiveram a oportunidade de discutir e expor suas opiniões. Urani defendeu que “para alcançar melhorias, o investimento público é necessário, mas não basta. É preciso costurar novas governanças para pensar o desenvolvimento da região”. Segundo Osório, uma das ações propostas no livro seria a criação de um conselho de desenvolvimento local, visando “uma política que leve o território a posicionar-se, e não a ser posicionado”.