Categorias
Memória

Descartes e o racionalismo no curso “Filosofia para todos”

A aula da última quinta-feira (26/08) do curso “Filosofia para todos”, ministrado pelo professor Reuber Gerbassi Scofano, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, discutiu o tema “Descartes e o racionalismo”. O curso, oferecido pelo Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise), é uma introdução aos grandes temas e autores da Filosofia.

Scofano mostrou como, no século XVII, o filósofo moderno René Descartes inaugurou um pensamento crítico, “anterior” à experimentação. “Queria reformar a ciência e a ideia de verdade, apoiando-se na razão. Para isso, procurou o verdadeiro método para chegar ao conhecimento de todas as coisas”, explicou. Desta forma, o pensador publicou o livro Discurso sobre o método, onde expõe a maneira como constitui “um padrão de regras fundamentais para a condução do espírito”, completou.

Através da frase “penso, logo existo”, Descartes defende a tese de que o pensamento existe por si só e constitui a essência do homem. “Corpo e alma estão imbricados. O pensamento é soberano às experiências corporais. A alma sobrevive ao corpo, mas, ainda assim, precisa dele”, elucidou o professor.
 
Ao final da aula, os presentes assistiram à exibição de trechos do filme Descartes – Cartesius (1974), de Roberto Rossellini, que ilustrou a exposição de Scofano.