">O nome foi aunciado na manhã desta segunda-feira (30/8), durante a 62ª Plenária de Decanos e Diretores. O projeto vencedor e os demais finalistas estão expostos no hall da Reitoria.

Divulgado vencedor do concurso para memorial dos estudantes

Saiu o vencedor do concurso “Memorial dos Estudantes Mortos e Desaparecidos na Ditadura Militar”. O nome foi aunciado na manhã desta segunda-feira (30/8), durante a 62ª Plenária de Decanos e Diretores. A iniciativa, que atraiu alunos de Arquitetura e Urbanismo de todo o estado, tinha como objetivo definir o projeto preliminar do monumento em homenagem aos universitários que lutaram pela democracia durante o regime militar (1964-1984).

No total, 18 trabalhos foram inscritos. O vencedor, eleito por unanimidade pela Comissão Julgadora do concurso, foi o projeto da equipe de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, orientada pela professora Beatriz Santos de Oliveira. “As informações e atrações referentes ao Memorial são apresentadas de forma simples. Esse projeto é um marco e, ao mesmo tempo, uma experiência interativa”, avaliou Pablo Benetti, integrante da comissão.

“O espaço projetado é o espaço da memória”, diz a justificativa conceitual do projeto vencedor, que apostou na plasticidade e na interação com o público. “A constituição do memorial tem significado histórico que vale a pena ser mencionado. Uma geração de jovens enfrentou muitas adversidades para que o Brasil voltasse a ser uma democracia. A juventude universitária não aceitava viver em uma ditadura. Com esse monumento, estamos fazendo uma homenagem a todos aqueles que querem um Brasil livre e também aqueles que deram suas vidas para isso”, ressaltou o reitor Aloisio Teixeira.

O projeto vencedor e os demais finalistas estão expostos no hall da Reitoria.

Prefeitura prepara Semana da Árvore

Durante a Plenária de Decanos e Diretores, foi divulgada também a realização da Semana da Árvore, de 20 a 26 de setembro. Para comemorar a data, a Prefeitura Universitária (PU) pretende apoiar as unidades acadêmicas interessadas em realizar atividades de limpeza e reflorestamento do campus.

A Semana da Árvore será encerrada com o 3º passeio ciclístico da UFRJ, a ser realizado no domingo, 26 de setembro, na Cidade Universitária.