Ministro suíço visita a universidade

A UFRJ recebeu na sexta-feira (27/8) a visita da delegação do Governo da Suíça composta por 19 membros, entre eles o Conselheiro Federal e Ministro da Ciência, Educação Superior e Saúde da Suíça, Diedier Burkhalter. O grupo conheceu as instalações e os cursos da universidade, além de acompanhar os projetos oriundos da cooperação entre os governos.

Em setembro de 2009, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, esteve na Suíça, onde firmou o acordo de cooperação na área com o país europeu, que deve resultar em investimentos de quase sete milhões de dólares em áreas como a neurociência, energia e meio ambiente. Entre os projetos em evolução, está o desenvolvimento de modelos matemáticos para explorar o destino e os impactos ambientais e sanitários de substâncias tóxicas presentes na bacia do rio Madeira,  coordenado por George Alexandre dos Reis, professor do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, e Konrad Hungerbuehler, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH).