">Aprovada a criação do bacharelado em Química em Macaé e no Rio de Janeiro.  Na Cidade Universitária do Rio, a novidade é que serão 20 vagas no período noturno, a partir do 2º semestre de 2011.

Aprovado bacharelado em Química no Rio e em Macaé

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, na sessão da última quinta-feira (26/8), a criação do bacharelado em Química em Macaé e no Rio de Janeiro, no campus da Cidade Universitária (Ciduni).  A novidade no que diz respeito ao curso na Ciduni é que as 20 vagas serão oferecidas no período noturno, a partir do 2º semestre de 2011.

Em Macaé, a UFRJ já oferecia 50 vagas para Química, sem distribuição definida entre Licenciatura e Bacharelado. Agora, serão 25 vagas divididas entre os dois cursos. Embora a proposta tenha sido aprovada, o professor Gil Mendes de Salles (representante dos professores adjuntos do Centro de Ciências da Saúde) defendeu que o Instituto de Química deveria reformulá-la, para não acarretar a diminuição do número de vagas para Licenciatura. “O país precisa de mais professores em todas as cidades. Que se crie o Bacharelado, sem influir nas vagas de Licenciatura”, criticou o conselheiro.

Durante a sessão, foi aprovada, por aclamação, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao poeta Ferreira Gullar.  Autor de diversas obras, como: João Boa-Morte, cabra marcado para morrer; Poema sujo; Crime na flora ou Ordem e progresso; Resmungos; Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come e o livro de memórias, Rabo de foguete – Os anos de exílio. A extensa produção literária lhe valeu os prêmios Molière, Jabuti e Camões, além de uma indicação ao prêmio Nobel de Literatura. Gullar proferiu a Aula Magna da UFRJ em 2006.