Ciclo de Vida dos Plásticos é tema de palestras no IMA

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ), em parceria com a Associação Brasileira de Polímeros – Regional Leste (ABPol/Leste), realizou, no dia 18 de agosto, o Seminário sobre Ciclo de Vida dos Plásticos. O evento reuniu alunos de graduação, professores e profissionais de empresas com interesse em conhecer o assunto.

A abertura do evento foi feita pela professora Élen Pacheco, do IMA, e pelo professor Armando Caldeira Pires, da Universidade de Brasília. Para Élen, é necessário fortalecer e expandir o assunto na universidade. “O ciclo de vida é uma ferramenta indispensável para nossa área, é importante que o assunto tenha um foco maior ”, afirmou a professora. Armando Caldeira Pires parabenizou os realizadores do evento pela importância de trazer o tema a um setor de formação: a universidade, que cada vez mais deve ter um perfil de sustentabilidade.

Na parte da manhã, destacaram-se as palestras “Ferramenta avaliação do ciclo de vida”, ministrada por Cecília Colodel, da Universidade de Sttutgart, e “Ciclo de vida das embalagens”, com Guilherme de Castilho Queiroz, do Instituto de Tecnologia de Alimentos.Durante a tarde, foram realizadas as palestras “Status da ACV no Brasil”, com Gil Anderi da Silva, da Universidade de São Paulo (USP); “Ciclo de vida dos plásticos reciclados”, com Élen Pacheco, e “Pesquisa em ACV e cooperação Brasil-Alemanha”, ministrada pela doutora em Planejamento Energético da Coppe-UFRJ, Ana Cláudia Salles.