Reitor ministra aula inaugural da Facc

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc-UFRJ) realizou, na última terça-feira (17/8), a aula inaugural ministrada pelo reitor Aloísio Teixeira. A convite da reitoria, a partir deste semestre, a Facc, que originalmente está sediada no campus da Praia Vermelha e oferece os cursos de graduação de Administração, de Ciências Contábeis e de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, irá dividir as instalações com a Faculdade de Letras no período noturno.

A diretora da Facc, professora Araceli Ferreira, afirmou que estabelecer turmas dos cursos oferecidos pela faculdade nos dois campi será um desafio que ajudará a UFRJ no seu projeto de expansão. “Esse momento que estamos vivendo hoje é histórico. É o primeiro passo desse novo momento da Facc. Daqui para frente vamos nos envolver para consolidar a tarefa de ter turmas no campus da Praia Vermelha e da Cidade Universitária com o mesmo grau de envolvimento, com a mesma responsabilidade e sempre trabalhando pela formação de excelência dos estudantes”, destaca a diretora.

Durante o encontro, o reitor ressaltou aos novos estudantes a diferença entre o ambiente escolar de onde acabaram de sair e o ambiente acadêmico no qual estão ingressando. Ele afirmou que dentro do universo acadêmico, “os estudantes são co-autores dos processos transformação que a universidade vive”.

O reitor aproveitou a oportunidade para convidar os estudantes a participarem desse processo de transformação, através das políticas públicas para o ensino superior do Ministério da Educação, que inclui a autonomia universitária, recuperação do orçamento, expansão das universidades e acesso à graduação. “Estou aqui para convidá-los a participarem ativamente do debate do processo de transformação da universidade brasileira. Isso fará parte da formação de vocês e contribuirá para que sejam cidadãos e sujeitos da história”, finalizou.