Aula no IE-UFRJ analisa as teorias de Hyman Minsky

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ promoveu na última terça-feira (17/8) o seminário de pesquisa “Reflections on Minsky’s Financial Instability Hypothesis in the Great Recession” (Reflexões acerca da Hipótese de Instabilidade Financeira de Minsky na Grande Recessão), com o professor Steven Fazzari, do Departamento de Economia da Universidade de Washington, Estados Unidos.

Baseado no artigo “Household Debt in the Consumer Age: Source of Growth – Risk of Collapse” (Dívida Doméstica na Era do Consumidor: Fonte de Crescimento – Risco de Colapso), que publicou com Barry Cynamon em 2008 no periódico “Capitalism and Society” (Capitalismo e Sociedade), Steven Fazzari traçou um panorama da teoria do economista estadunidense Hyman Minsky (1919-1996) para em seguida analisar sua relevância no contexto atual.

Dividindo a palestra em duas partes, o professor primeiro realizou uma exposição geral da teoria de Minsky que, a partir de uma reinterpretação da corrente keynesiana, criou a hipótese da instabilidade financeira do capitalismo. De acordo com a hipótese, a instabilidade seria própria de economias capitalistas desenvolvidas, alternando períodos de comportamento estável com períodos turbulentos, e não pode ser evitada.  “Sua teoria enfatiza nas questões financeiras, na instabilidade do desenvolvimento capitalista e na articulação existente entre estas, observando que a relação entre investimento e poupança pode dar origem a ciclos econômicos”, analisou Fazzari.

Em um segundo momento, Fazzari relacionou a teoria de Minsky com a atual crise no setor imobiliário estadunidense – e seus desdobramentos para os setores financeiro e real da economia –, considerando-a “a crise financeira mais significante desde a década de 1930”. Observou que as expectativas dos agentes econômicos se alternam conforme o estágio do ciclo econômico – composto pela relação entre investimento e poupança – resultando em uma fragilização financeira. “Durante o período de crescimento, de 2002 a 2006, as famílias e os bancos americanos assumiram cada vez mais dívidas e mais complexas. Em 2007, a incapacidade de assumir os compromissos e a desvalorização dos imóveis desencadearam uma ampla demanda por moeda, na qual os bancos centrais tiveram de injetar recursos a fim de preservar a liquidez dos mercados”, analisou o professor.

Um estudo publicado por Minsky em 1982 coloca a seguinte questão: “can ‘it’ happen again?” (“pode ‘aquilo’ acontecer de novo?”), fazendo referência à grande depressão que se seguiu ao crash de 1929. Steven Fazzari acredita que “a economia precisa de um modelo alternativo de crescimento para substituir a chamada Era do Consumo". Segundo ele, "para além de Minsky, o crescimento da desigualdade, as estratégias de crescimento voltadas para a exportação e o papel do governo são desafios estruturais para os quais devemos nos voltar”.