">Oitava edição do "Conhecendo a UFRJ" acontece nas próximas quinta e sexta. Objetivo é trazer para a universidade estudantes de Ensino Médio para que eles se entrosem com as carreiras oferecidas pela instituição.

Conhecendo a UFRJ acontece nos próximos dia 19 e 20

Nos próximos dias 19 e 20 de agosto, a UFRJ realiza a 8a edição do “Conhecendo a UFRJ”, evento organizado pelas Pró-reitorias de Extensão (PR-5) e Graduação (PR-1) e que tem como objetivo aproximar alunos do ensino médio e cursos pré-universitários da realidade dos cursos oferecidos pela universidade, o mercado de trabalho e as opções de carreira oferecidas por cada uma de suas graduações.

Graças ao "Conhecendo a UFRJ", cerca de 10 mil estudantes visitam a universidade para se entrosar com os cursos ensinados na instituição. No evento, a UFRJ abre as portas e oferece aos jovens a oportunidade de se aproximar dos conteúdos programáticos das disciplinas e, quem sabe, de futuros professores. “O importante é eles se sentirem parte da universidade, que podem ter acesso a ela. Eles precisam saber que essa é uma universidade pública e um direito deles”, pontua Almaísa Monteiro Souza, coordenadora do projeto e superintendente geral da PR-5.

Durante o “Conhecendo a UFRJ”, professores de cada curso da instituição ministram palestras, divididas em oito espaços distintos de acordo com demanda de cada área. As palestras possibilitam aos visitantes tirar dúvidas a respeito da profissão e sobre o mercado de trabalho. Há também estandes com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa e projeções, por onde os alunos podem circular livremente.

As novidades para a edição 2010 do “Conhecendo a UFRJ” incluem a digitalização das palestras dos anos anteriores. A partir de agosto, serão disponibilizados no site do projeto os debates ocorridos no ano passado. “Além disso, nossa homepage passa a contar com uma seção de ‘Sugestões e Críticas’. Essa é uma forma de os alunos interagirem conosco e uma oportunidade de nos avaliarmos”, finaliza a superintendente.