Igreja do Bom Jesus da Coluna está em festa

O Santuário do Bom Jesus da Coluna, localizado na Cidade Universitária, comemora o dia de seu Padroeiro entre os dias 6 e 8 de agosto. Os festejos marcam ainda os 55 anos da morte do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), Frei de Orlando.

Construída no início do século XVIII pelos franciscanos, tombada, em 1964, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja encontrava-se extremamente danificada. Em 2008 a Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA), através da Fundação Cultual do Exército (Funceb) terminou a restauração da edificação e de suas imagens.

Para que o trabalho fosse realizado cerca de 30 pessoas, entre restauradores e construtores estiveram envolvidos na obra, que contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do apoio da Usiminas e a colaboração de algumas pessoas físicas.

Programação da festa

Na sexta-feira, às 15h será realizada a missa solene em comemoração ao Padroeiro que dá nome a Igreja. E partir das 16h30, começa a quermesse com as tradicionais barraquinhas de alimentação e objetos religiosos.

Já no dia 7, as atividades começam após da missa das 18h, quando será dada a benção aos doentes, as crianças e moradores da Ilha. E no domingo, dia 8, às 10h, será celebrada a missa em homenagem ao Dia dos Pais com benção pela comemoração da data, e logo após, será servido um almoço festivo.

O Santuário, que pertence ao exército, fica na Ilha de Bom Jesus, Avenida Pedro II, Cidade Universitária. Para mais informações ligue: 3836-8199.