Categorias
Memória

Simpósio sobre Biologia Celular apresenta pesquisadores internacionais

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ) promoveu na última quinta-feira (29/07), o Simpósio sobre novos conceitos em Biologia Celular e Desenvolvimentista. O evento contou com a presença de profissionais do Instituto, como Silvana Allodi, Rafael Linden e Luiz Eurico Nasciutti, além da participação de professores de Universidades internacionais renomadas. 

O professor Roberto Lent, diretor do ICB, abriu o simpósio enfatizando a importância do evento, descrevendo-o como um marco para a nova postura do Instituto. “Esse Simpósio é o começo de uma revitalização do Instituto de Ciências Biomédicas, que passa a trazer programas que possibilitam maior participação da comunidade científica, inclusive de outros Institutos internacionais.”

Entre as apresentações, destacou-se a palestra da pesquisadora Anne Eichmann, professora do Collège de France, em Paris. Anne introduziu sua fala explicando a importância dos vasos sanguíneos para o corpo, justificando os estudos realizados com esse foco. 

Logo após, relatou sua pesquisa, que trata de dois receptores de informações neurais, específicos do sistema vascular, os chamados Robo4 e UNC5B. A especialista explicitou as relações entre os dois receptores e seus funcionamentos no corpo. Por fim, Anne concluiu que “a interação entre o Robo4 e o UNC5 é obrigatória para manter a integridade juncional dos vasos sanguíneos”.