Categorias
Memória

Livro apresenta as experiências do Projeto Pólen

O Projeto Pólen é uma iniciativa vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem como proposta a implementação de Polos de Educação Ambiental nos municípios do estado do Rio de Janeiro, realizando palestras, cursos e elaboração de projetos, ligados principalmente às questões socioambientais do estado.

Tantas atividades permitiram o desenvolvimento de muitas experiências e resultados. Em vista disso, o Projeto lança o livro Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen, promovido pela própria equipe do Pólen, apresentando as principais experiências adquiridas com o Projeto.  

“O livro trata da experiência que foi o desenvolvimento do Curso de Formação de Educadores Ambientais, principal ação educativa do Projeto Pólen. O livro busca relacionar os conteúdos do curso de modo a discutir a complexidade das questões ambientais, principalmente sobre o uso de recursos, como o petróleo. Para isso, reunimos como autores, profissionais que participaram do curso como palestrantes, colaboradores, além da própria equipe executora que planejou e deu suporte técnico a todas as atividades do curso”, relata a bióloga Laísa Freire dos Santos, uma das coordenadoras do Pólen. 

Laísa explica que o livro trata de uma visão geral do curso, apresentando os diferentes temas, metodologias e áreas de conhecimento envolvidos na atividade, além de demonstrar o conceito de gestão ambiental pública enquanto mediadora de conflitos socioambientais. 

“Apresentamos experiências de atividades realizadas com os participantes do curso, relatando o processo de construção de um projeto de Educação Ambiental, ainda no âmbito do processo de formação do grupo.” 

O Curso de Formação de Educadores Ambientais não é só somente uma conquista pelo projeto em si, mas uma experiência muito importante para todos os envolvidos. “Entre as experiências adquiridas estão o trabalho em equipe, a estruturação de atividades de Educação Ambiental com trocas de saberes, o estabelecimento de uma rede de profissionais do interior do estado interessados nas questões ambientais e saber que é possível extrapolar os muros da Universidade por meio de projetos”, expõe a coordenadora.  

O Projeto Pólen em si, porém, é importante, porque deflagra uma experiência única: materializa a proposta da gestão ambiental pública em um projeto relacionado ao licenciamento ambiental. 

“O lançamento do livro representa para a equipe Pólen um grau de amadurecimento das nossas ações. Neste momento, com 5 anos de projeto, já temos contribuições para fazer, conhecimentos gerados e experiências para relatar no campo da Educação Ambiental. Com o livro, consolidamos a experiência de um curso de formação que poderá servir de exemplo para outras iniciativas”, explica a bióloga.  

Lançamento 

O lançamento do livro acontece no dia 30 de julho, às 14h, no Salão Azul do Instituto de Biologia (IB-UFRJ), localizado no prédio do bloco A do Centro de Ciência da Saúde, na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.