Bioquímica leva Prêmio Pedro Kassab

Por Cília Monteira – IBqM

A nutricionista e doutoranda do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Danielly Cristiny Ferraz da Costa, ganhou o primeiro lugar do Prêmio Pedro Kassab, em reconhecimento à produção de estudos científicos nas áreas de nutrição e câncer. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 16 de junho, durante a abertura do IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), em São Paulo.

O evento teve como tema central "Prevenção e tratamento do câncer: o papel da nutrição hoje e amanhã". Danielly recebeu a medalha e o certificado de premiação das mãos do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, filho de Pedro Kassab.

Dos trinta trabalhos que concorreram ao prêmio, apenas dois foram selecionados para serem apresentados durante a solenidade de abertura do Congresso. O trabalho que rendeu o primeiro lugar a Danielly intitula-se “Modulação da proteína supressora tumoral p53 por resveratrol: aspectos celulares e estruturais”.

Em seu estudo, a doutoranda analisou o envolvimento da proteína supressora de tumor p53 na morte celular induzida por resveratrol (principal composto bioativo presente nas uvas e no vinho tinto), em linhagens celulares tumorais de mama e pulmão. Danielly foi orientada por Jerson Lima Silva, professor do IBqM, e co-orientada por Eliane Fialho, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ. O grupo de pesquisa da doutoranda faz parte do Programa de Oncobiologia, vinculado ao IBqM.

O lançamento do prêmio foi uma homenagem póstuma do Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), ao doutor Pedro Salomão Kassab, que se dedicou intensamente à medicina. Foram mais de 50 anos. Ele foi presidente da Associação Médica Brasileira e responsável pela elaboração de seu estatuto.