No dia 10 de agosto, será lançado o Observatório de ouvidoria pública e democracia participativa durante seminário promovido pela Ouvidoria-Geral da UFRJ.">No dia 10 de agosto, será lançado o Observatório de ouvidoria pública e democracia participativa durante seminário promovido pela Ouvidoria-Geral da UFRJ.">

Seminário lança Observatório de Ouvidoria Pública e democracia participativa

Será realizado, no dia 10 de agosto, o seminário "Ouvidoria Pública e Democracia Participativa, como instrumento de justiça e paz social”, no auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O evento – uma parceria da Ouvidoria-Geral da UFRJ com as ouvidorias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) -, contará com palestras, mesas redondas e o lançamento do Observatório de Ouvidoria Pública e Democracia Participativa.

O seminário promete ser um espaço para debate e troca de conhecimentos de ações pedagógicas e de um novo cenário de democracia participativa, com o intuito de consolidar o papel das ouvidorias na concepção de políticas públicas.

A abertura do evento contará com a participação de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, professora titular de Direito Administrativo da Universidade de São Paulo (USP), jurista e ex-procuradora do Estado de São Paulo. Em seguida acontece o lançamento do Observatório, com Vantuil Pereira, professor do curso de Realações Internacionais, Cristina Ayoub Riche, professora da Faculdade de Letras e ouvidora-geral e Mariléia Venâncio Porfírio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitor Humanos (NEPP-DH), todos da UFRJ.

Heloísa Leite, professora do Instituto Coppead da UFRJ, ministra a palestra “Ética no serviço público”. Logo após acontece a mesa-redonda “A mediação de conflitos, como acesso à Justiça”, composta pelo juíz José Cláudio Fernandes, por Gabriela Asmar, advogada da Comissão de Mediação da OAB e ganhadora do prêmio Inovare de acesso à Justiça, e por Delton Meirelles, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo email comunicados@ouvidoria.ufrj.br.  Os inscritos receberão certificado de participação. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. O CFCH fica na avenida Pasteur, 250, Rio de Janeiro.