Categorias
Memória

Heloisa Buarque de Hollanda media debate com Boaventura Santos

Nesta quarta-feira (28/07), Heloísa Buarque de Hollanda, professora e pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc), vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, media a palestra "O fim que não tem fim: Capitalismo e Colonialismo", com Boaventura Souza Santos, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Na ocasião, acontece o lançamento do livro Epistemologias do Sul, organizado pelo acadêmico português e por Maria Paula Meneses, com texto de autores de diversos países. Na programação está prevista ainda uma apresentação de rappers, em referência à obra Rap Global, também de autoria do docente.

Em material distribuído por meio da assessoria de imprensa de sua editora, Boaventura afirma que o livro trata “do conjunto de intervenções epistemológicas que denunciam a supressão dos saberes levada a cabo, ao longo dos últimos séculos, pela norma epistemológica dominante”. O autor explica que “as epistemologias do Sul são um convite a um amplo reconhecimento das experiências de conhecimentos do mundo, incluindo, depois de reconfiguradas, as experiências do Norte global.”

O evento acontece no Centro Cultural Oi Futuro, na rua 2 de Dezembro, número 63, no Flamengo, às 19h. A entrada é franca com distribuição de senhas 30 minutos antes.