">Bosco Bedeschi e Camila Sá foram os premiados na categoria “Melhor Cenografia” na 23ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, pelo trabalho no espetáculo "A Serpente".

Alunos da EBA-UFRJ são premiados em festival internacional de teatro

Bosco Bedeschi e Camila Sá, do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, foram os premiados na categoria “Melhor Cenografia” na 23ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, pelo trabalho no espetáculo A Serpente. A peça, única representante da UFRJ no evento, recebeu ainda indicações em outras duas categorias: melhor ator (Guto Urbieta, como Paulo) e melhor iluminação (Marcos Reis).

O CPT-EBA-UFRJ foi inaugurado em 2007, ano em que o professor Antonio Guedes inaugurou a oficina de teatro da unidade. A montagem do texto de Nelson Rodrigues foi idealizada pelo docente, junto com os alunos do grupo, após a bem-sucedida adaptação do texto Quando as máquinas param, de Plínio Marcos, primeiro trabalho do CPT. “Foi incrível a recepção dos alunos, pois muitos eram de diversos cursos, sem, necessariamente, uma experiência anterior com teatro”, conta o professor e diretor.

Guedes então resolveu encenar A Serpente, texto já dirigido por ele anos antes. “Eu queria fazer o mesmo texto, mas uma versão totalmente diferente”, afirma. A peça, que tem no elenco os atores Jackie Netzach, Rosa Felix, Jordana Shelly, Guto Urbieta e Dudu Fadel, é totalmente produzida com a infraestrutura do CPT e por alunos de cursos da UFRJ, como Cenografia e Iluminação. “O prêmio veio para dar mais força ao Centro”, comemora Rosa Félix.

A 23ª Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau aconteceu entre os dias 12 a 18 de Julho, na cidade catarinense. Participaram do evento universidades nacionais e estrangeiras, como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), Instituto Universitário de Nacional Del Arte (IUNA, Buenos Aires, Argentina) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal).