">Presidente assina três decretos e duas medidas provisórias que ampliam a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior do país.

Mais autonomia para as universidades federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu a uma demanda antiga dos reitores das universidades federais brasileiras e assinou, na última segunda-feira (19/7), três decretos e duas medidas provisórias que ampliam a autonomia administrativa e financeira das Instituições Federais de Ensino Superior do país.

Os atos foram assinados durante reunião do presidente com os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo.

Tais medidas permitirão, por exemplo, a abertura de créditos suplementares para as instituições e seus hospitais, o uso das sobras do orçamento do ano anterior no exercício seguinte, além da realização de concursos públicos sem autorização prévia do Poder Executivo.

O presidente destacou a importância do diálogo no processo: "fizemos oito reuniões com os reitores. Tomamos as decisões que consideramos corretas a partir desses encontros, a partir das reivindicações das próprias universidades."