“Seminário Internacional Ser Feliz Hoje”: reflexões sobre o imperativo da felicidade

Nos dias 25 e 26 de agosto, a Casa da Ciência da UFRJ realiza o Seminário Internacional Ser Feliz Hoje: Reflexões sobre o Imperativo da Felicidade. O encontro é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, organizado pelo seu coordenador, o professor João Freire Filho.

O seminário reunirá pesquisadores argentinos, brasileiros e norte-americanos de diversas áreas como Antropologia, Ciência Política, Comunicação Social, História, Psicologia e Sociologia. A proposta é examinar os impactos causados por investimentos em versões específicas da “vida feliz”, com o intuito de aprofundar a crítica das representações e dos receituários da felicidade, tão influentes na atualidade, em detrimento de outros itinerários, na configuração da subjetividade e da sociedade.

A Casa da Ciência/UFRJ fica na Rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo.

Programação:

Dia 25 (quarta-feira)

9h – Credenciamento e brunch.

9h45m – Abertura: João Freire Filho (Coordenação do PPGCOM-UFRJ)

Mesa 1 –10h às 13h

“Felicidade ao estilo americano”, com Toby Miller (University of California)

“Muitas felicidades?! O imperativo de ser feliz na contemporaneidade”, com Joel Birman (UFRJ)

“Uma história da construção do direito à felicidade no Brasil”, com  Denise Bernuzzi de Sant’anna (PUC/SP)

Moderador: João Freire Filho (ECO/UFRJ).

Mesa 2 – 14h45 às 17h45

“A felicidade e o programa de governamentalidade neoliberal”, com Sam Binkley (professor de Sociologia da Emerson College, Boston, Massachusetts, EUA)

“A psiquiatria e a gestão tecnológica do bem-estar”, com Benilton Carlos Bezerra Junior (Uerj)

“A vida feliz das vítimas”, com Paulo Vaz (ECO-UFRJ)

“Muitas felicidades! Diferentes regimes do bem nas experiências de vida”, com Luiz Fernando Dias Duarte (Museu Nacional-UFRJ)

Moderadora: Maria Cristina Ferraz (UFF).

Dia 26 (quinta-feira)

9h15m – Credenciamento e brunch.

Mesa 1 – 10h às 13h

“Cultura subjetiva e projetos de felicidade”, com Gilberto Velho (Museu Nacional/UFRJ)

“A felicidade ao seu alcance: que felicidade, e ao alcance de quem, afinal?”, com Vera França (UFMG)

“Felicidade é…  Uma favela violenta com vista para o mar”, com Bianca Freire-Medeiros (FGV-RJ)

“Asdrúbal e o rumoroso caso do ator que falou em felicidade ou: Felicidade em sol maior para trombone ou: (os papéis estão em ordem, a quem entrego a conta?)”, com Luiz Eduardo Soares (Uerj)

Moderadora: Beatriz Jaguaribe (ECO/UFRJ).

Mesa 2 – 14h45 às 17h45

“Consumo de espetáculos e felicidade obrigatória: técnica e bem-estar na vida moderna”, com Christian Ferrer (Universidade de Buenos Aires)

“Em busca da felicidade lipoaspirada: agruras da imperfeição carnal sob a moral da boa forma”, com Paula Sibilia (UFF)

“A felicidade na era de sua reprodutibilidade científica: construindo pessoas cronicamente felizes”, com João Freire Filho (ECO-UFRJ)

Moderador: Márcio Gonçalves (UERJ).

18h às 20h – Coquetel e lançamento da coletânea Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade (Editora FGV).