Mediação de conflitos: principais ferramentas

Na tarde da última sexta (16/07), a Ouvidoria-Geral da UFRJ, em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) e a Coordenação de Desenvolvimento Profissional (Codep/Pró-Reitoria de Pessoal), deu continuidade à oficina “Mediação de Conflitos: um caminho para o diálogo”. O evento, coordenado por Cristina Ayoub Riche, professora da Faculdade de Letras (FL) e ouvidora-geral da UFRJ, aconteceu no Auditório Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Gabriela Asmar, advogada e integrante da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ), deu continuidade à palestra sobre a importância da formação, informação e uso da mediação na resolução de problemas e conflitos. De acordo com a advogada, “a confiança é fundamental para que o mediador se faça legítimo entre as partes envolvidas no conflito. Para tanto, é essencial garantir sigilo e possibilitar entrevistas individuais”. Gabriela também comentou a importância de separar as pessoas do problema, isto é, “discriminar a relação entre as pessoas das questões a serem negociadas, criando opções para o benefício mútuo a partir de critérios objetivos.”

A palestrante destacou ainda a importância de serem feitas perguntas a fim de operacionalizar o processo. “A qualidade das perguntas vai depender do objetivo a que se quer chegar. `Perguntas abertas` ajudam as partes a expandirem o raciocínio para além das informações já expostas. ‘Perguntas fechadas’, em contrapartida, ajudam as partes a focarem no tema em discussão por serem mais objetivas”, explicou.

A Ouvidoria-Geral da UFRJ

Desde 2007, o órgão está aberto para receber manifestações de alunos, docentes, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços, pacientes, vestibulandos, fornecedores e todos aqueles que tenham alguma relação com a UFRJ.

Além de atendimento presencial, os interessados   podem entrar em contato pelos  telefones (21)2598-1619, (21)2598-1620, apresentar manifestação pelo portal da ouvidoria www.ouvidoria.ufrj.br   ou enviar correspondência, Caixa Postal 68541.

A Ouvidoria-Geral da UFRJ fica no Prédio da Reitoria, 2º andar,  Avenida Pedro Calmon 550, Cidade Universitária.