Categorias
Memória

Horta incentiva boa alimentação na Prefeitura Universitária

Imagine sair do estresse de um escritório e entrar em contato com a natureza dentro do próprio ambiente de trabalho? É o que os funcionários da Prefeitura Universitária (PU) podem fazer ao visitar a horta comunitária, criada há dois anos no local. 

Com variedades de verduras e legumes, a horta contribui para a melhoria na alimentação dos funcionários e incentiva a prática coletiva, integrando membros dos diversos departamentos da prefeitura. 

De acordo com Vandré  Murta, da Divisão de Limpeza Urbana (DLU) na Cidade Universitária e um dos responsáveis pela horta, o maior contato dos funcionários com uma alimentação saudável colabora para a melhoria na saúde dos funcionários, refletindo na disposição durante o trabalho: “nós vemos as pessoas trazendo mais saladas nas marmitas, aumentando a quantidade de verduras em seu cardápio diário.”

Há seis meses, a horta se localiza no Horto da PU, que é o centro de referência em paisagismo da Cidade Universitária, responsável por projetos paisagísticos em todo campus, melhorando as condições do ambiente de todas as áreas, como o caso do jardim do prédio da Reitoria da UFRJ.

Nesse local, funcionários da unidade, como Maurício Dutra, Lenir Gomes e Wellington de Jesus, revezam as tarefas da horta com suas atribuições no trabalho e tentam aprimorar o cultivo dos alimentos, feito de forma totalmente orgânica (sem utilização de agrotóxicos ou pesticidas), aumentando a capacidade de plantio e melhorando a qualidade da terra, através dos minhocários. “Nós fazemos um trabalho totalmente manual, catamos lavas de insetos e ervas daninhas de forma cuidadosa para não utilizar produtos químicos”, explica o funcionário da DLU, Lenir Gomes. 

Outra função do projeto é contribuir para o aprendizado. Alunos do Colégio Pedro II utilizam o local para aprender e ver na prática mecanismos de manipulação da terra, como as técnicas de manejo dos minhocários. Segundo Vandré, o local está sempre aberto para visitações, inclusive para alunos de Geologia, Agronomia ou outros, interessados em entrar em contato com a prática. 

Melhorias 

Ainda segundo Vandré, a horta tem projetos, como o aumento da capacidade de plantio, procurando atender a grande demanda de funcionários interessados em contribuir em troca de sacolas com hortaliças. Outra ideia é a horta em garrafas PET. São mini-hortas com hortaliça, plantadas em garrafas PET, que podem ser colocadas em apartamentos, ocupam pequenos espaços e contribuem para o meio ambiente. 

A diversificação dos alimentos cultivados na horta também está nos planos da equipe. Além dos já existentes, os responsáveis pelo local procuram aumentar os tipos de legumes e verduras, a fim de melhorar ainda mais a qualidade do alimento do funcionário da prefeitura. 

“Esta é uma campanha de educação alimentar, que contribui para o humor do funcionário, para o prazer e bem-estar durante o trabalho, com a disponibilidade de contato com a horta no meio de trabalho. E melhora ainda a relação entre os funcionários da prefeitura, que se encontram no momento de recolher as sacolas de alimentos, facilitando a interação entre eles”, conclui Murta.