Categorias
Memória

Estímulo à literatura infantil e juvenil

Estimular a leitura infantil e juvenil é muito mais do que dar um livro à criança. É construir um ambiente onde a literatura seja inserida de forma atrativa e divertida para que a própria criança desenvolva o hábito. Mas outros pontos de vista também estão em debate no “6º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: Percursos da Leitura”, que vai até quinta-feira (15/7), na Faculdade de Letras (FL/UFRJ).

A abertura do evento na última terça-feira (13/7) contou com a presença do poeta e arte-educador, Chico dos Bonecos, que apresentou ao público o mundo mágico dos brinquedos, tanto os invisíveis, como as histórias, contos e lendas; quanto os visíveis, como o jabolô.  Chico mostrou aos presentes que a contação de histórias é um dos meios mais importantes para estimular a leitura na infância.

A apresentação foi seguida de três mesas-redondas que debateram temas distintos a cerca da literatura infanto-juvenil: “Literatura infantil e adaptação”, com Cleiton Echeveste e Roberto Rocha (UFRJ); “Teoria e Práticas de literatura infantil e juvenil”, com Elisabete Serra (FNLIJ), Margareth Mattos (UFF) e Luci Ruas (UFRJ); “Blog e literatura”, com a escritora Índigo e a professora Rosa Gens (UFRJ).

A Faculdade de Letras fica na Avenida Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária.