Curso de Capacitação Tecnológica para professores da rede pública

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a “Oi Futuro”, o Instituto de responsabilidade social da Oi, oferece o curso de capacitação tecnológica para professores da rede pública de todo o Brasil. O curso vai ter carga horária de 42 horas e tem como objetivo principal aprimorar a educação a partir da utilização de novas tecnologias no ambiente escolar em diversas regiões do país.

Alinhado à política pública do Ministério da Educação (MEC), a capacitação dos docentes será à distância ¯ através sistema operacional Linux ¯ e contará com um ambiente virtual desenvolvido especificamente para facilitar o processo de aprendizagem e alcançar localidades de difícil acesso. Também estarão à disposição os tutores-mediadores, responsáveis pelas orientações e avaliações dos professores, e um suporte técnico especializado para todos os participantes.

Há previsão de formação de 628 professores do programa de educação e inclusão digital da Oi e de 80 secretarias de Educação estaduais e municipais para garantir a eficiência do aprendizado em sala de aula: “no momento em que capacitamos os professores para trabalhar com as novas tecnologias, permitimos que eles criem novas oportunidades de aprendizagem para seus alunos”, afirma Laura Coutinho, professora da Pós-graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação (PGTIAE/NCE/UFRJ).

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ através do telefone 2598-3202.