IV Concurso Nacional Jovem Destaque apresenta os primeiros vencedores

Katharina Jackson, Victória Paulino e Joana Boechat são as primeiras premiadas do “IV Concurso Nacional Jovem Destaque” de 2010. Todas as três concorreram na categoria “Piano” e se apresentaram na última segunda (12/07), no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. Dos oito músicos premiados, os cinco demais serão conhecidos em recitais a serem realizados a partir do mês de setembro, em datas ainda não definidas. O concurso aceitou a inscrição de pianistas e clarinetistas até 25 anos, avaliados por banca composta por Edino Krieger, Ilse Trintade, Miriam Grosman e José Botelho

Katharina Jackson, de 21 anos, é estudante de piano performance na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Ela abriu as apresentações com sonatas de J. Haydn e a “Prole do Bebê nº 1”, de Heitor Villa-Lobos. Com apenas nove anos de idade, Victória Paulino foi também a vencedora do prêmio de “Revelação”. A pianista executou obras de J.S. Bach, J. Haydn, Heitor Villa-Lobos e Moszkowsky. Joana Boechat, de 25 anos, fechou a noite com J. Brahms, R. Miranda e C. Debussy.

Luiz Senise, pianista e curador do evento, ficou satisfeito com o evento. “O concurso mostrou que o piano não está em decadência no Brasil. Existem vários talentos e novas promessas, como pudemos ver aqui hoje”, disse. Para o professor da Escola de Música (EM) da UFRJ, o evento serviu como um grande incentivo para os novos músicos brasileiros. “É bom tanto para os músicos, que adquirem uma experiência de competição, de palco, que ajuda a lidar com as emoções, com os nervos a flor da pele; quanto para o público, que tem o grande privilégio de poder assistir às apresentações”, analisou.