">Vai até quinta-feira (15/7) a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras manifestações de violência no trabalho: Ética e Dignidade dos trabalhadores.

Conferência Internacional sobre Assédio Moral

Vai até quinta-feira (15/7) a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras manifestações de violência no trabalho: Ética e Dignidade dos trabalhadores. O evento que está sendo realizado no Centro Cultural Horácio Macedo, no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), é organizado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) e terá conferências e apresentação de trabalhos, em três turnos: um pela manhã e dois à tarde.

Ontem, na abertura da Conferência, Margarida Barreto, da Rede Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, pioneira em pesquisas sobre na área, explicou que o assédio moral consiste na prática reiterada e sistemática de atitudes que humilham e desqualificam o trabalhador, denegrindo sua imagem, atacando sua autoestima, fazendo-o perder confiança em sua capacidade de trabalho.

Para Margarida, a causa maior da proliferação de casos de assédio moral está na precarização do trabalho, corolário das políticas neoliberais que dão base ideológica a um capitalismo predatório e ao enfraquecimento da capacidade regulatória do Estado.

Na palestra desta quarta-feira (13/7), às 13h30, serão discutidas ações em desenvolvimento para a minimização da incidência de assédio moral na universidade. Essa mesa contará com as presenças de Cristina Riche, ouvidora da UFRJ, e Roberto Gambine, superintendente de pessoal (Pró-reitoria de Pessoal / PR-4).

Veja a programação completa da Conferência aqui.

Veja o vídeo da reportagem na WebTV