">Estudantes têm até quarta-feira (14/7) para atualizar dados cadastrais no Siga. Informações são essenciais para confecção do documento.

Carteira de estudante: prazo até quarta

Através da Ouvidoria Geral da UFRJ, grande número de alunos da universidade apresentou reclamações sobre atraso no recebimento de carteirinhas de estudante. Entre os manifestantes estão alunos que ainda não obtiveram carteira, como os calouros, e aqueles cujo documento teve data de vencimento no último mês de junho.

Rosiléia Damasceno, chefe da Seção de Assentamentos da Divisão de Registro de Estudantes (DRE), órgão responsável pela emissão do documento, esclareceu que muitos alunos ainda não receberam a carteira devido ao preenchimento incorreto de dados e foto. A UFRJ não emite o documento atendendo solicitações individuais, já que a carteira de estudantes é confeccionada em papel-moeda e é preciso haver relativa demanda para gerar a impressão.

Segundo comunicado publicado recentemente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SiGA), uma nova emissão de carteiras em  grande quantidade acontece no dia 15 de julho e elas estarão disponíveis nas secretarias de ensino das unidades acadêmicas a partir do dia 20 de julho. Os alunos que desejarem receber o documento devem atualizar os dados no sistema até quarta-feira (14/7). Aqueles que tiverem problemas com o cadastramento, devem se dirigir ao DRE, que fica no andar térreo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, na Cidade Universitária.

Tira-dúvidas com Rosiléia Damasceno

Quais são as razões do atraso no recebimento das carteirinhas de estudante?

Rosiléia Damasceno: O que significa atraso para o estudante, na verdade, representa outro tipo de situação. Quando houve a emissão das carteirinhas, os alunos não preencheram os dados de forma completa e não adicionaram foto.

A foto é essencial?

Rosiléia Damasceno: Sim. O que acontece é que antes a foto era colada, agora pedimos a foto digital. Centenas de estudantes apresentaram problemas com o envio de fotos. Muitos deles colocavam fotos em situações de festas, por exemplo. Nós temos três máquinas fotográficas aqui no DRE para serem utilizadas, caso o estudantes deseje fazer a foto conosco.

E nos dados cadastrais, quais são os essenciais?

Rosiléia Damasceno: Todos são, menos o tipo sanguíneo, o passaporte e a conta bancária, que são opcionais. É essencial preencher os demais dados. No caso de estudantes do sexo masculino com mais de 18 anos, é preciso colocar o certificado militar ou de dispensa militar. Há uma grande quantidade de estudantes que não preenchem a cidade natal, mas nós necessitamos dessa informação.