Categorias
Memória

FMC Technologies inicia obras na UFRJ

A descoberta do pré-sal continua atraindo empresas estrangeiras para o Brasil. Começaram, na última sexta-feira, as obras para a instalação, na Ilha do Fundão, da norte-americana FMC Technologies, maior fornecedora de ferramentas para produção de petróleo. Essa será a terceira obra em curso este ano para alojar um centro de pesquisa de uma companhia de outro país. A francesa Schlumberger e a americana Baker Hughes também estão construindo laboratórios na cidade universitária.

De acordo com o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes, a vinda da FMC Technologies é importante “porque diferentemente das outras que já estão aqui, ela desenvolve tecnologia na área de produtos. As outras são da área de serviços". Para Paulo Couto, o engenheiro mecânico e vice-presidente de tecnologia da FMC Brasil, “estão criadas as condições para que, nos próximos anos, a UFRJ torne-se o maior centro de inteligência mundial sobre a indústria do petróleo”.

Segundo o vice-presidente da FMC Brasil, a obra vai custar cerca de um terço dos US$ 200 milhões que a empresa investirá no país este ano. A construção do centro irá empregar aproximadamente 300 engenheiros.