Categorias
Memória

Debate Radiofônico do Pontão da ECO-UFRJ

 Aconteceu na última segunda-feira (05/07), no Terreirão da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, um debate promovido pelo Pontão de Cultura Digital. O evento “Rádio: Potência, Frequências e Modulações” faz parte da pré-produção do “Festival Intergalático: comunicações e resistências”, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de outubro. Participaram colaboradores de rádios livres e comunitárias, como a Rádio Pulga e Rádio Rua; membros de mídias e movimentos populares; radialistas; produtores musicais, jornalistas e interessados por rádio web.

Oficinas

Na parte da tarde, o evento teve continuidade com a realização das oficinas “Estrimingue de Rádio com Software Livre”, ministrada por Marcelo Maciel, e “Construção de Mini Transmissores”, por Giuliano Djahjah, ambos membros da equipe de coordenadores do Pontão da ECO-UFRJ.

Maciel explicou o processo de construção e funcionamento de mini transmissores FM. “É importante ver e entender o processo para desmistificá-lo. Por isso, a experimentação é importante”, observou o organizador que destacou também o baixo custo que viabiliza a construção de transmissores. “A produção é democratizada, uma vez que o custo é acessível, permitindo o surgimento de espaços com novas propostas”, analisou.

 A oficina de estrimingue de rádio consistiu na transmissão de sinal de áudio via internet com software livre, isto é, código aberto. Segundo Djahjah, o objetivo é ajudar as rádios a colocarem no ar suas transmissões ao vivo e explicar seu processo de funcionamento. Entre os benefícios apontados, o palestrante destacou que “a transmissão on-line não tem o limite da rádio analógica e por isso pode ser feita por qualquer um que tenha o conhecimento de seu funcionamento. Além disso, tem um alcance muito maior, podendo atingir qualquer lugar do mundo”, finalizou. 

Para mais informações acesse o site do evento.