">O Conselho de Congregação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) debate a adoção ou não de um sistema diferenciado de acesso aos cursos de graduação da UFRJ, por cota racial ou social.

Unidades do CFCH debatem adoção de cotas

O Conselho de Congregação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) vem, nas últimas semanas, debatendo a questão do acesso à universidade. O tema veio à tona devido à decisão do Conselho Universitário (Consuni) de promover série de debates, no âmbito das unidades, para a adoção ou não de um sistema diferenciado de acesso aos cursos de graduação da UFRJ, por cota racial ou social, conforme noticiado no Portal da UFRJ, no último dia 28 de maio.

O decano Marcelo Corrêa e Castro apresentou documento recente em que o CFCH se posiciona contrário à adoção de cotas, sem que antes sejam adotadas medidas, entre as quais, modificações das formas de acesso e ampliação da assistência estudantil. “São ações que, vinculadas e articuladas a outras políticas de caráter universal, contribuirão para enfrentar o quadro de desigualdades existentes na realidade social, reconhecendo suas determinações de classe, gênero e etnia. Enquanto permanecerem presentes essas desigualdades, as políticas de ações afirmativas são necessárias”, afirma o documento.

Para dar continuidade aos debates, algumas unidades do CFCH promoverão debates internos sobre o tema. O primeiro acontece nesta quarta (07/07), às 8h, no Colégio de Aplicação da UFRJ. Foram convidados representantes da Comissão de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, bem como da Comissão de Acesso do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e da Reitoria. No próximo dia 16 (sexta), às 14h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, será a vez da Faculdade de Educação reunir representantes das diversas unidades para discutir o tema.

Programação de debates:

Dia 07/07, 8h – CAp-UFRJ. Presença de representantes da Comissão de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, bem como da Comissão de Acesso do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e da Reitoria.

Dia 16/07, 14h – Faculdade de Educação. Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (prédio da Decania do CFCH).