">O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ realiza no Roxinho, entre os dias 12 e 15 de julho, a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras Manifestações de Violência no Trabalho: Ética e Dignidade dos Trabalhadores.

Conferência Internacional sobre Assédio Moral

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ realiza entre os dias 12 e 15 de julho a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras Manifestações de Violência no Trabalho: Ética e Dignidade dos Trabalhadores. É um evento pioneiro que visa a reunir pesquisadores e outros profissionais envolvidos com o tema de Assédio Moral no Trabalho de diferentes regiões do Brasil e outros continentes.

O Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas. Há o predomínio de condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

A intenção do assediador é provocar dano psíquico ou moral ao empregado de forma a marginalizá-lo no ambiente de trabalho. O objetivo é minar a autoestima e a confiança do indivíduo, que pode se tornar agressivo, em resposta à hostilidade no trabalho e da violência psicológica, ou desistir do emprego.

Segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos países desenvolvidos, a violência moral no trabalho constitui fenômeno internacional. A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionado com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos.

A Conferência pretende estimular pesquisas que fortaleçam um novo compromisso da academia com as reais necessidades dos trabalhadores. O objetivo é incentivar ações de combate e erradicação das diferentes manifestações da violência no local de trabalho. O evento acontece no Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho, que fica no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e contará com palestras, mesa de diálogos e painéis. As inscrições podem ser feitas no site do Iesc