CCJE elege novo decano

O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) terá um novo decano a partir da próxima segunda. A votação para escolha do sucessor do professor Alcino Câmara, no cargo desde 2002, termina hoje, às 22h, três dias após seu início. A apuração dos votos, de acordo com o superintendente da Decania, Agnaldo Fernandes, será realizada ainda hoje (01/07). Já a posse do novo decano “depende da homologação junto à Reitoria”, segundo Fernandes.

Três chapas concorrem ao cargo: a Chapa 1 é composta por Geraldo Nunes, professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI), e Ary Barradas, professor do Instituto de Economia (IE). Se eleita, a chapa pretende organizar, junto à Reitoria, um cronograma de discussão para que as unidades tenham base para decidir se permanecem no campus da Praia Vermelha ou se são transferidas para a Cidade Universitária. Para as unidades que continuarem na Praia Vermelha, os candidatos pretendem buscar garantia de recursos materiais, de infraestrutura e pessoal para manutenção de suas atividades sem prejuízos.

A Chapa 2, formada por Maria Lúcia Werneck, professora do IE e coordenadora do Laboratório de Economia Política e Saúde (Leps), e Vanessa Oliveira Batista, professora da Faculdade de Direito e coordenadora do curso de Relações Internacionais, tem em sua plataforma a intensificação do diálogo entre as unidades e maior atenção aos cursos novos, todos multidisciplinares. Outro objetivo é conseguir mais recursos administrativos, vagas para contratação de novos professores e bolsas para estudantes dos novos cursos e para as unidades que os promovem. Outras metas são a transparência de ações e postura adotadas e mais participação das unidades nas deliberações.

A Chapa 3, composta por Jacob Frenkel, professor do IE, e Ronaldo Fiani, diretor do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), tem como prioridade lutar por recursos de infraestrutura e investimentos nas instalações operacionais, como salas de aula, secretarias e banheiros. O candidato pretende criar novos laboratórios de informática, ampliar e modernizar os já existentes, assim como as bibliotecas das unidades. Outro compromisso é buscar solução imediata para a instalação dos novos cursos e otimizar a utilização das salas de aula disponíveis.