ONU premia projeto da Coppe sobre coleta seletiva de óleo

A coleta seletiva de óleo de soja e a instalação de uma pequena usina de produção de biodiesel em Copacabana são as principais proposições do estudo da Coppe/UFRJ premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que este tripé torne-se uma realidade. O estudo visa, primeiramente, a evitar danos ambientais provocados por descartes de óleo de soja em região onde há a maior concentração de hotéis e restaurantes da cidade. Além de ajudar na preservação, a implantação da unidade também poderá contribuir para a geração de empregos para a usina e renda, já que poderá ser utilizada matéria-prima relativamente barata para a produção do biodiesel. Assim, será possível evidenciar todo o potencial ambiental e econômico que a instalação da unidade-piloto pode trazer para a região.

Para o coordenador do projeto, Rogério Valle, o descarte de óleo de soja infelizmente ainda é algo comum no país. Na pesquisa feita com chefes de cozinha de 70 hoteis e 120 restaurantes do bairro, verificou-se que grande parte dos 130 mil litros de óleo de soja gerados anualmente por tais estabelecimentos são desperdiçados ao serem lançados na rede de esgoto: “Esta pequena unidade de produção de biodiesel daria um destino apropriado para este óleo”, afirma Valle.

O estudo foi premiado com o Life Cycle Initiative Award for LCA projects in developing countries pela ONU e contou com a participação de alunos de pós-graduação de Engenharia de Produção da Coppe, e alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental.