Estudantes votam para a nova gestão do DCE

A eleição para a chapa que vai compor o próximo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata da UFRJ começou na última terça-feira (29/06) e acontece até esta quinta, (01/07), em diversos pontos da universidade. Cinco chapas, compostas por alunos de quase todos os campi, concorrem ao pleito.

A Comissão Eleitoral, eleita em reuniões dos Centros Acadêmicos (CAs) das unidades, é composta por cinco alunos e responsável por todo o processo de votação, desde a produção das cédulas até a contagem de votos. “Para evitar fraudes, cada mesa de contagem tem um componente de cada chapa”, informa Kenzo Soares, da Comissão Gestora.

Confira abaixo as chapas concorrentes e suas principais propostas.

Chapa 1 “Um Novo Enredo”

Tem como principais bandeiras a luta para implementação do Bandejão na Praia Vermelha e a maior alocação de recursos para este campus. A melhor utilização dos espaços, como o Teatro de Arena também está no programa.

Chapa 2 “A UFRJ que queremos”

A chapa tenta a reeleição e tem o debate sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), como principal proposta. A ampliação da bolsa estudantil, melhoria e aumento do atual alojamento universitário, restaurantes, mais professores e melhor infraestrutura, como transporte e segurança, também fazem parte da pauta.

Chapa 3 “Correnteza”

Como principais objetivos estão mais verbas para o ensino em todos os níveis, priorização da assistência estudantil e maior participação e representação dos estudantes nas decisões da universidade. O grupo também luta pela implementação de mais restaurantes universitários e a melhoria do alojamento.

Chapa 4 “Revida, Minerva”

A chapa defende maior debate sobre o Reuni, cotas raciais e sociais, melhoria no alojamento da universidade, maior assistência estudantil, ampliação das bolsas e construção de restaurantes universitários.

Chapa 5 “UFRJ PODE!”

A principal bandeira da chapa é a luta pela não implementação das cotas raciais na UFRJ. O grupo defende a ampliação dos restaurantes universitários, melhoria do transporte e mais segurança dentro da universidade.