">A Força Aérea Brasileira (FAB) doou telas de projeção e de suportes de lentes para a universidade. Os equipamentos serão usados  em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

UFRJ recebe doação de equipamentos da FAB

A UFRJ recebeu na última segunda-feira, 21/6, a doação de telas de projeção e de suportes de lentes da Força Aérea Brasileira (FAB). Os equipamentos eram usados na simulação de voo para treinamento de pilotos e foram importados dos Estados Unidos pela FAB em 1992. A Universidade vai utilizá-los em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

De acordo com o técnico Roberto Franco Pitombo, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe-UFRJ, o formato das telas de projeção doadas permite a projeção curva. Por isso “o equipamento será muito importante para pesquisas, principalmente pelo fato de que poderá ser utilizado em várias áreas”, afirmou.

Para o capitão Cláudio da Costa Silva, comandante do Esquadrão de Simulação e Instrução da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e idealizador da doação, o ato é um “intercâmbio tecnológico”. “A UFRJ projeta o desenvolvimento de um simulador de voo nacional, que pode ser bastante útil à FAB e ao país”, afirma o Capitão. “Com essa troca, a FAB investe em novas soluções tecnológicas."