III Semana de Integração Acadêmica: conhecendo o CFCH

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ deu início, nesta segunda-feira (21/06), à III Semana de Integração Acadêmica do CFCH, com o tema “Integração em Tempos de Fragmentação: desafios para a UFRJ”. O evento, que aconteceu no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, contou com a realização da mesa “Quem somos nós? Conhecendo os dados do Censo Escolar do CFCH”. Liana Cardoso, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ e Andréa Teixeira, mediadora e professora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ estiveram presentes.

Liana Cardoso fez uma exposição do censo do CFCH, realizado em novembro de 2005 e abril de 2006, a partir de questionários estruturados que atingiu 2100 alunos. A pesquisa, que teve como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos alunos de graduação do CFCH, aborda também temas relacionados à experiência acadêmica, aos sentimentos em relação à universidade, experiências vivenciadas dentro e fora dela e ao processo seletivo. De acordo com a docente, foram usadas três linhas para a execução da pesquisa. “A listagem dos estudantes do CFCH foi obtida por meio de bancos de dados e parte da Divisão de Registro de Estudantes (DRE), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), a adesão ao censo foi livre e foi tomado como premissa o crescimento progressivo do contingente estudantil”, comentou.

Andréa Teixeira destacou a importância da pesquisa para analisar o perfil do aluno do CFCH e pensar várias questões que envolvem o meio universitário. “O estudo fornece subsídios que possibilitam a reflexão dos caminhos que a universidade deve tomar a fim de fundamentar os projetos acadêmicos em cima de dados concretos”, afirmou.

Liana Cardoso apresentou dados genéricos e discutiu as linhas da pesquisa a partir de algumas questões do censo. O questionário envolvia o número de provas de vestibulares realizadas, as aprovações, o porquê da escolha pela UFRJ e do curso, realização de atividades acadêmicas, envolvimento com o movimento estudantil, participação em projetos de assistência estudantil, meios de transporte utilizados, relações de trabalho, acesso à internet, religião, hábitos, entre outros.

Um dos dados mais expressivos foi a grande presença do público feminino em relação ao masculino entre os discentes do CFCH: 29% de alunos e 71% de alunas. Os dados do censo da graduação do CFCH/UFRJ coordenado pela professora Liana Cardoso pode ser visto no site do Consórcio de Informações Sociais (CIS).